Dicas para uma boa gestão de Big Data

Mais um post antigo que estava guardado….

BigData, usar é quase uma obrigação para as empresas em uma época extremamente competitiva.

Entretanto, Big Data é uma disciplina muito interessante no aspecto dos resultados e ao mesmo tempo muito complexa. Em minha visão, para que o Big Data seja aplicado de forma correta e a empresa consiga obter os resultados esperados é necessário que tenha uma governança efetiva e eficaz.

Por onde começar…a maneira mais fácil de uma empresa começar a usar Big Data é a partir de uma PoC que tenha um objetivo muito bem definido e alinhado entre o C-Level e as demais áreas da empresa. Durante este processo é possível que a empresa contrate um serviço especializado para apoiar a iniciativa.

Abaixo estão algumas pontos simples começar com Big Data:

Em quais pontos as empresas devem ficar atentas na hora de contratar serviços de Big Data?
Para que uma empresa use Big Data, é necessário que ela tenha dados a serem analisados, infraestrutura capaz de processar estes dados e em muitos casos as empresas precisam de um cientista de dados. É o cientista de dados que irá aplicar um modelo matemático capaz de analisar os dados e extrair valor para a organização. Ter simplemente uma plataforma (infraestrutura) não basta.

Como as empresas devem fazer a gestão do Big Data?
Assim como qualquer outra tecnologia, o Big Data também precisa de uma equipe capaz de fazer a governança por completo da solução. Não podendo esquecer das questões legais que precisam ser levadas em consideração, quando se faz uso de dados públicos ou privados. Segurança com os dados é fundamental.

Quais os principais desafios para as empresas na hora de contratar serviços de Big Data?
A contratação de serviços focados em Big Data ainda é algo que evoluiu muito, mas ainda há alguns desafios. Isso é algo normal pois ainda não existe um roteiro a ser seguido. Acredito que o um grande desafio é conseguir dividir a contratação destes serviços, pois normalmente há muitas áreas da empresa envolvidas em um projeto de Big Data e todas possuem necessidades que precisam (ou querem) ser atendidas, mas uma definição de escopo mais simples e com entregas pequenas e parciais pode ajudar as empresas que estão começando sua jornada no Big Data.

Como as empresas podem conseguir o melhor resultado do Big Data?
O Big Data pode ajudar as empresas a melhorar seu resultado, seja na redução de custos ou em uma oferta mais adequada do seu produto ou serviço.

Como as empresas podem melhorar seus resultados com o uso do Big Data?
Complementando a resposta anterior, com o uso do Big Data a empresa tem a possibilidade de analisar os dados com técnicas que até então não eram utilizadas em uma escala empresarial. Com as técnicas tradicionais olhamos o passado com base em dados históricos e dificilmente conseguimos cruzar com outras informações que estão fora do ambiente empresarial, ou seja, as empresas param de olhar no retrovisor.

Crédito da imagem: https://datafloq.com/read/amp/big-data-analytics-paving-path-businesses-decision/6110

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s

Site no WordPress.com.

Acima ↑

%d blogueiros gostam disto: