É tempo de aprender!
Aproveitando a antecipação dos feriados na cidade de São Paulo, devido a pandemia, reservei meu tempo para aperfeiçoar os chamados soft skills.
Realizei dois treinamentos on-line focados em soft skills, são eles: “Soft-skills: Liderança de Alto Desempenho” e “Influência, Persuasão e Liderança”.
O bom de fazer esse tipo de treinamento é que você acaba percebendo que alguns temas, são extremamente importantes não apenas para quem é gestor ou coordena times, mas são temas que qualquer pessoa que atua no mundo empresarial utiliza sem saber e em muitos casos aplica os conceitos de forma equivocada.
Saber escutar às pessoas é um ponto primordial para quem trabalha em equipe, principalmente quando estamos trabalhando remotamente. É necessário treinar nossa mente para que possamos fazer uma escuta ativa. Escutar aprimora o relacionamento entre às pessoas e aumenta a confiança entre às pessoas.
O primeiro treinamento foca em “soft skills”, ou seja, as habilidades “não-técnicas” de um profissional, que nada mais são do que competências pessoais, que indicam a forma como aquela pessoa lida com os problemas, como se relaciona e interage com os demais.
As soft-skills esperadas para uma determinada pessoa estão relacionadas à sua área de atuação e, principalmente, ao posto que ela deseja ocupar no mercado de trabalho. Assim, um membro de um time, por exemplo, precisa demonstrar habilidades comportamentais de acordo com a posição que quer ocupar nesse time.
Já o segundo treinamento explica técnicas de persuasão, Influência e como funcionam. Colocando em prática na sua vida e conferindo os resultados.