Recentimente começei a procurar um software para gerenciamento financeiro pessoal que fosse 100% Software Li vre. Há alguns anos havia utilizado o gnucash um bom software, desenv olvido por usuários do gnome e que roda em qualquer distribuição GNU/Linux, porém não me adaptei ao programa. Então começei a procurar um que pudesse atender às minhas necessidades.
Foi ai que lembrei de um site que possui uma lista de equivalência entre softwares para Windows e Software Livre. Essa lista é muito interessante, porém ainda está incompleta :(
A equivalência que a lista possui para softwares de gerenciamento financeiro pessoal é a da tabela a seguir:
Software Proprietário | Software Livre |
---|---|
Quicken | KMyMoney, GNUcash, Gnofin e Grisbi |
Porém, o software que me chamou mais a minha atenção foi o KMyMoney .
O KMyMoney, foi desenvolvido com base no KDE, que ultimamente virou meu ambiente gráfico padrão (muitos dizem que o KDE é lento, porém isso é questão de customizaçãonão é o sistema que é lento, talvez é a falta de conhecimento em configurar o ambiente).
Para facilitar ainda mais a instalação, a compilação demora, criei um pacote para o slackware 11 que está disponível.
Com uma interface gráfica muito amigável, principalmente para quem já utilizou um software de gerenciamento financeieo pessoal muito conhecido. A usabilidade é incrível!
Com o KMyMoney, você pode gerenciar:
- Contas
- Correntes
- Poupança
- Carteira
- Aplicações
- Bens (casa, carro..)
Esses são apenas alguns exemplos do que o KMyMoney é capaz de fazer. Uma outra grande vantagem é que o software está 100% traduzido para o Português do Brasil. ;)
Um ponto fraco que achei no sistema foi que os diversos tipos de relatórios não possuem gráficos, porém existem uma grande quantidade de relatórios.
Abaixo estão algumas imagens do KMyMoney.