E as redes sociais

GestãoLeave a Comment on E as redes sociais

E as redes sociais

As pesquisas que algumas organizações, sérias ou não, realizam com as empresas são a base para criar o ranking das melhores empresas para se trabalhar, as melhores empresas do ramo X, Y, ou Z. E por aí vai…

Realmente as redes sociais são um imenso e vasto local para as boas notícias. Todos são felizes e as melhores empresas para se trabalhar, estão nas redes sociais. Pessoas felizes estão no Facebook e Instagram, já as empresas estão no LinkedIn, rede esta que eu uso exclusivamente para o lado profissional.

Entretanto, é muito curioso o que vejo que está acontecendo. Hoje, as empresas que são listadas como as melhores empresas para se trabalhar, todas elas, ou praticamente todas possuem sala de “descompressão”, pessoas felizes nas imagens em seus locais de trabalho, algumas chegam a colocar inúmeras fotos de paredes repletas de post-it, mostrando qual é a metodologia de trabalho e por aí vai…

Observando tudo isso, sempre penso em duas perguntas: Todos os dias são de extrema felicidades? Todas as pessoas são sempre sorridentes?

É claro que não! Isso não existe! Se existir, há algo muito errado!

Imagem original: https://blog.softwareavaliacao.com.br/

O que faz com que a felicidade realmente aconteça é o clima organizacional, a forma como os gestores tratam seus subordinados e como os subordinados respeitam e admiram seus líderes!

Vejam que me referi a dois itens: respeito e admiração.

O respeito que me refiro, vai além do significado básico desta palavra. E quando somamos isso com a admiração temos, ao meu ver, a engrenagem perfeita para os melhores resultados em uma equipe.

Já trabalhei em diversas empresas, e em alguns casos todos os “benefícios” que a empresa disponibilizava, como salas de “descompressão” e afins, eram proibidos de serem utilizados pelos superiores. Isso, se deve ao fato de não serem líderes e sim chefes.

Acredito que tudo isso, esteja relacionado a uma questão central: “A cultura da empresa“.

É a cultura que irá definir como esses benefícios serão realmente usufruídos pelos funcionários.

E as imagens das pessoas felizes, ambientes coloridos e a melhor empresa para se trabalhar? Tudo, isso não vale nada se a cultura existente na empresa navegar em direção contrária.

Aqui no Brasil, um site que acabou”pegando” é o Love Mondays. Entretanto, o site Glassdoor que foi o pioneiro neste tipo possui informações extremamente mais relevantes, ao meu ponto de vista, quando comparado ao Love Mondays. Tanto que, há algum tempo houve uma unificação destes dois sites.

E como é a cultura da sua empresa?

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Back To Top