Este texto eu escrevi para o site Expertise.PM e replico o conteúdo na íntegra abaixo. Acesse Expertise.PM e veja mais conteúdos sobre Gestão de Projetos.
A gestão do escopo em projetos, não deve ser deixada de lado.
Segundo o dicionário, escopo significa:
- Ponto que se deseja alcançar;
- Aquilo que se tem por finalidade;
- Propósito;
- Somatória de tudo que se pode referir a um projeto; descrição detalhada de um projeto, de seus propósitos: escopo de projeto;
- Delimitação das atividades.
Com base nas definições acima, podemos considerar que escopo é a descrição detalhada de um projeto e seus propósitos. Como você gerencia o escopo dos seus projetos?
Muitas empresas se preocupam com a entrega do projeto. Entretanto, ao se preocuparem demasiadamente com a entrega acabam esquecendo de gerenciar outros itens do projeto, e nos últimos tempos tenho observado que o escopo acaba sendo deixado de lado.
Em muitos casos percebo que o escopo fica em segundo plano, devido às rápidas mudanças que as empresas precisam passar, para superar seus concorrentes ou melhorar seus produtos. Nestes casos, as mudanças necessárias impactam diretamente o objetivo ou o que se deseja entregar.
Algumas empresas, adotam metodologias ágeis e criam uma falsa verdade de que o escopo pode ser alterado e tudo bem, com isso acabam acreditando que "...como adotamos metodologias ágeis, teremos entregas ágeis!".
Sou adepto de metodologias ágeis, e faço uso diário. Entretanto, a forma como metodologias ágeis são implementadas, ou pelo menos como as empresas acreditam que implementam não é a mais adequada.
É necessário que ocorra uma mudança na forma de pensar das pessoas que irão interagir no projeto, principalmente pessoas que ainda possuem o modelo mental do waterfall.
Mas vou voltar ao título deste texto que é a gestão do escopo.
Tenho observado projetos de médio e grande porte, onde o escopo é revisitado apenas quando o status do projeto está amarelo ou em muitos casos vermelho.
Mudanças fazem parte do ser humano e das necessidades das empresas, porém quando há uma alteração no decorrer do projeto, onde novas necessidades devem ser atendidas, o escopo do projeto deve ser revisto.
Entretanto, revisar algo é visto como um fator de desperdício de tempo por alguns líderes (entenda: chefe), e o trabalho de revisão do escopo acaba sendo deixado de lado. Um grande erro quando isso acontece!
A falta de revisão do escopo, pode acarretar em: atraso na entrega do projeto, custos adicionais, equipe descontente (esse acho que é uma das piores coisas que podem acontecer), implementação errada de itens, etc...etc...etc.
Tenho visto projetos, que poderiam ser entregues em um período muito curto de tempo, porém gasta-se o dobro ou o triplo do tempo pela falta de gestão do escopo.
Quer saber mais sobre gerenciamento de projetos? Então veja os 10 erros comuns em Gerenciamento de Projetos e como evitá-los.
Deixe sua opinião nos comentários.