As mudanças que ocorrem no ambiente tecnológico de sua empresa são gerenciadas?
Por definição, mudança é uma determinada ação na qual resultará em um novo status para um ou mais Itens de Configuração (IC's) no ambiente tecnológico (ambiente tecnológico refere-se à infraestrutura, sistemas e serviços. Resumidamente: Hardware e Software).
Com base na definição acima de mudança, temos algumas questões que podem esclarecer melhor essa definição.
- Se "eu" aplicar uma atualização no Sistema Operacional do equipamento X, pois o fabricante descobriu uma falha, estou fazendo uma mudança?
- Resposta: SIM.
- Por necessidade do negócio, um novo sistema web irá entrar em operação e necessito incluir um novo endereço IP no servidor, para atender este novo sistema. Estou fazendo uma mudança?
- Resposta: SIM.
- Por motivos operacionais, um usuário que era do departamento de Contas a Pagar foi transferido temporariamente para o departamento da contabilidade. Para que este funcionário tenha acesso ao sistema e arquivos da contabilidade, uma alteração no grupo deste usuário se faz necessário. Ao realizar esse procedimento, estou fazendo uma mudança?
- Resposta: NÃO. Neste caso você não está alterando um IC, o que se faz neste exemplo é apenas uma pequena alteração no propriedade de grupo deste usuário.
O efetivo gerenciamento das mudanças se faz presente e necessário em ambientes tecnológicos de todos os tamanhos.
Infelizmente, algumas empresas (geridas por pessoas), a gestão de mudança é muitas vezes encarada como uma "burocratização" no processo do ambiente tecnológico. Mas isso não é verdade!
Tome nota: Burocracia (segundo o dicionário) - 1. Administração da coisa pública por funcionários, sujeitos a hierarquia, rotina e regulamentos inflexíveis. 2. A classe dos burocratas. 3. Morosidade ou complicação no desempenho de serviço administrativo, decorrente do poder abusivo da burocracia.
Veja o simples fluxo abaixo, nele temos um exemplo extremamente simplório de como o fluxo de uma mudança deve ser.
[caption id="attachment_1606" align="aligncenter" width="468"] Fluxo de Gerenciamento de Mudanças[/caption]
Basicamente existem dois tipos de mudanças:
- Mudança Emergencial - é a mudança que precisa ser realizada o mais rápido possível, de modo a evitar uma paralisação ou perda (financeira, de sistema, etc);
- Mudança Comum - é a mudança que precisa ser realizada, para melhorar/atualizar um IC, entretanto a não execução desta mudança não causará impactos imediatos.
Toda mudança precisa ser planejada, antes de ser executada! Não importa se a mudança seja emergencial ou não. O planejamento deve fazer parte da execução da mudança.
Após o planejamento da mudança, um comitê deve aprovar a execução ou não da mudança. Além da aprovação da mudança, o comitê deve apoiar a gestão de mudanças na priorização, seja com uma visão técnica ou com uma visão de negócio. Logo, este comitê deve ser formado por pessoas que entendam as necessidades de negócio e que tenham conhecimento técnico razoável.
Como disse anteriormente, o processo de mudança não é burocrático, pois é através deste processo que alguns ganhos podem ser obtidos, como por exemplo:
- Melhor alinhamento entre TI e o negócio;
- Melhor avaliação do custo de cada mudança;
- Melhor visão, da própria equipe de TI, sobre o processo de mudança
- Melhor retorno sobre o investimento (ROI)