A seguir farei uma breve descrição (introdução) do framework do TOGAF.
O TOGAF é um framework de arquitetura. Simplificando, o TOGAF é uma ferramenta que auxilia a aceitação, desenvolvimento, uso e manutenção das arquiteturas. É baseado em um modelo de processo iterativo com base nas melhores práticas e apoiado em um conjunto reutilizável de bens arquitetônicos existentes.
[caption id="attachment_1409" align="alignright" width="385"] TOGAF[/caption]
Atualmente o TOGAF é desenvolvido e mantido pelo The Open Group Architecture Forum. A origem do TOGAF se deu a partir do US Departament of Defense Techinical Architecture Framework for Information Management (TAFIM) no ano de 1995.
O TOGAF pode ser utilizado para o desenvolvimento de uma ampla gama de arquiteturas empresariais. Assim como outros frameworks, o TOGAF pode ser utilizado em conjunto com outros frameworks objetivando uma entrega de valor mais adequada para cada área de atividade de cada empresa. O grande diferencial e ponto chave do TOGAF é o método (ADM) que ajuda no desenvolvimento de uma arquitetura empresarial endereçando esta arquitetura em necessidades específicas do negócio.
Até agora falamos muito de arquitetura, mas o que é uma arquitetura?
Segundo a norma ISO/IEC 42010:2007 a arquitetura é “A organização fundamental de um sistema, inserido em seus componentes, os relacionamentos uns com os outros e com o ambiente, e os princípios que regem a sua criação e evolução”.
Agora que já temos uma definição do que é arquitetura, podemos nos profundar e responder a seguintes questão: O que é arquitetura Corporativa?
- Uma lógica de organização para os processos de negócios e infraestrutura de TI refletindo os requisitos de integração e padronização do modelo operacional da empresa (MIT);
- Um modelo conceitual que define a estrutura e funcionamento de uma organização. A intenção de uma Arquitetura corporativa é determinar como uma organização pode mais efetivamente atingir seus objetivos atuais e futuros (SearchCIO.com).
Para o TOGAF a arquitetura possui dois significados, que variam conforme o contexto:
- A descrição formal de um sistema, ou um plano detalhado do sistema em um nível de componente para orientar a sua execução;
- Estrutura de componentes, suas inter-relações e os princípios e diretrizes que regem a sua criação e evolução ao longo do tempo.
O TOGAF suporta 4 tipos de arquiteturas, são elas:
- Arquitetura de Negócios - A estratégia do negócio, governança, organização e processos-chave para o negócio;
- Arquitetura de Dados (informação) - A estrutura organizacional lógica e física dos dados e gerenciamento dos recursos de dados;
- Arquitetura de Aplicações (Sistemas) - Um modelo individual desenvolvido para as aplicações, suas interações e os relacionamentos com os principais processos de negócio da organização;
- Arquitetura Tecnológica - Os recursos de Software e hardware necessários para apoiar a implementação do serviço de negócio, de dados e de aplicativos. Isso inclui infraestrutura de TI, middleware, redes, comunicações e padrões de processamento.
Em breve, publicarei mais informações e detalhes sobre o TOGAF.