Muitas empresas em nosso país, ainda possuem uma visão muito distorcida da área (departamento) de TI (Tecnologia da Informação). Nestas empresas, a TI nada mais é que um provedor de serviços. Esta visão está equivocada!
A TI, precisa ser vista como um parceiro estratégico para o negócio, pois:
- A TI é para o crescimento do negócio;
- Os orçamentos devem ser baseados na estratégia do negócio;
- A TI é inseparável do negócio (em muitos casos o negócio só existe pelo fato da TI existir);
- A TI precisa ser vista como um investimento a ser gerenciado;
- Os diretores de TI, são solucionadores de problema do negócio
Fonte - Strategies and Models for IT Governance, IGI
Não é fácil, mudar esta visão equivocada. Além disso, a TI é uma área dentro da empresa com muitos desafios a serem superados. Onde podemos elencar os seguintes desafios:
- Necessidade de efetuar o alinhamento entre a TI e o negócio;
- A TI precisa entregar valor através de soluções que atendam às necessidades da organização, em um ambiente altamente dinâmico;
- A TI precisa demonstrar o ROI para os investimentos realizados (A tecnologia possui um altíssimo custo);
- Precisa reduzir custos;
- É necessário gerenciar de forma efetiva a Segurança da Informação (pode adotar a norma ISO 27001 como referência);
- A TI precisa saber gerenciar a complexidade de sua própria infraestrutura;
- Precisa ter agilidade na execução de mudanças;
- Precisa conseguir entregar os projetos dentro do prazo, custo e escopo definidos (parece utopia, mas é preciso. Acredite!);
- Conseguir disponibilizar os serviços com uma alta disponibilidade (em muitos casos, os serviços tornam-se "missão crítica");
- De certa forma, precisa garantir a continuidade dos negócios (a TI sozinha não vai garantir a continuidade dos negócios, é necessário haver um comprometimento da organização para que isto ocorra);
- Estar em conformidade com os regulamentos;
- Reter o conhecimento técnico (principalmente as pessoas);
- É necessário saber gerenciar o conhecimento dentro da organização.
Quando falamos de Governança, não podemos confundir com Gerenciamento.
Segundo o dicionário (aurélio):
Governança, deriva da palavra Governo:
- Ato ou efeito de governar(-se);
- Administração, direção;
- Domínio, controle;
- O Poder executivo;
- Regime político de um estado;
- Freio, direção.
Gerenciamento, deriva da palavra Gerenciar:
- Dirigir como Gerente (que ou quem gere negócios, bens ou serviços);
- Gerir
A Governança de TI deve ser capaz de:
- "dar direção" - dizer onde se quer chegar;
- "controlar" - necessário controlar as ações para colher os resultados esperados.
Por definição: "A Governança de TI, é de responsabilidade da alta administração (incluindo diretores e executivos) na liderança, nas estruturas organizacionais e nos processos que garantem que a TI da empresa sustente e estenda as estratégias e objetivos da organização" - Fonte: IT Governance Institute - IGI.
Podemos listar, de forma resumida os princípios da Governança de TI:
- Direção;
- Controle;
- Responsabilidade;
- Prestação de Contas;
- Autoridade;
- Alinhamento das atividades de TI
Em uma organização, a TI precisa tomar algumas decisões sobre alguns aspectos. 5 aspectos são listados a seguir, vejamos:
- Princípios de TI (envolve o board da organização): decide-se no alto nível, como a TI irá ser utilizada no negócio;
- Estratégicas para a infraestrutura de TI (envolve o CIO): decide-se qual a infraestrutura necessária para suportar o negócio, ou seja, considerando a capacidade (técnica/humana), serviços compartilhados e coordenação centralizada;
- Arquitetura de TI (envolve o CIO): decide-se, qual a arquitetura tecnológica e um conjunto de políticas e regras que governam o uso da TI no negócio;
- Necessidades de aplicações de negócios (usuários da TI): define-se as aplicações de negócio que a organização precisa;
- Investimento e priorização (Envolve o board mais o nível gerencial): decide-se quanto e onde investir em TI.
Adaptação de: Well and Ross, 2004, IT Governance, HBSP
Agora que já listamos algumas decisões que envolvem a TI de uma empresa, vamos descrever qual é o Foco da Governança de TI.
Com base no COBIT, o Foco da Governança de TI envolve 5 áreas:
- Alinhamento Estratégico: alinhando TI com o negócio e fornecendo soluções colaborativas
- Entrega de Valor: executando a proposição de valor através do ciclo de entrega
- Gerenciamento de Riscos: riscos de TI, impactos das mudanças, segurança e conformidade
- Gerenciamento de Recursos: otimizando o desenvolvimento e uso de recursos disponíveis
- Mensuração do Desempenho: monitoramento dos recursos para ação corretiva
Todo este conteúdo até agora é muito bonito e muito interessante, mas quando a empresa possui uma governança de TI efetiva alguns benefícios se tornam evidentes para a organização.
- Os objetivos do negócio podem ser alcançados;
- Melhora o uso da TI, alavancando oportunidades (ROI);
- Maior transparência sobre os custos de TI;
- Redução do TCO;
- Ocorre a correta priorização dos projetos de TI;
- Decisões de investimentos e a contratação de terceiros passam a ser pautadas nas necessidades do negócio;
- Melhora a imagem da TI, perante a organização;
- Amenta a garantia das conformidades.