Muitas pessoas me perguntam:
Por que você ajuda a traduzir documentação e a testar programas, só para reportar erros, o que você ganha com isso?
Pois, é muitas pessoas que não compreendem o modelo de software livre, todo o movimento que o rodeia e o significado de mutias palavras como: gratidão, sempre me perguntam isso!
Infelizmente, vivemos em um mundo onde poucas pessoas fazem algo sem esperar algo em troca.
Quantos textos já escrevi, quantos manuais elaborei e quantas pessoas consegui ajudar desta forma, não tenho a mínima ideia! Mas acredito que já ajudei muitas pessoas, com os meus pequenos textos que publiquei.
Recentemente recebi um e-mail em uma lista de discussão ao qual faço parte, onde havia um relato de uma pessoa deficiente visual, que conseguiu utilizar o computador graças ao Software Livre, e esse depoimento foi algo muito forte para mim, tanto que publiquei aqui no blog o depoimento.
No início desse mês, recebi o e-mail abaixo:
Onde, o João me agradece por eu ter traduzido uma documentação do inglês para o Poruguês, e graças a essa tradução ele conseguiu solucionar o seu problema com multilib no Slackware X86_64.
Infelizmente são pouquíssimos os “João” que enviam um e-mail, com uma pequena frase:
“Amigo, graças ao seu esforço consegui sanar o meu problema. Obrigado!”
Você deve estar se perguntando, você faz isso?
Sim. Sempre que possível envio um e-mail para a pessoa agradecendo-a.
Será que se o Linus, quando criou o Linux sabia exatamente o que estava criando? E se ele não tivesse disponibilizado o seu código, como estaríamos hoje?! Muitas empresas só existem devido ao Linux e ao seu criador!
É bom em determinados momentos, pensarmos sobre gratidão, algo que falta para muitas pessoas!