Slackbook em Português – a saga

Olá!, Sou o Bruno (BrunoRusso) integrante do grupo de tradução do livro ‘Slackware Linux Essentials – The Official Guide To Slackware Linux’ para o português do Brasil.

Nos últimos dias estive recebendo diversos e-mail’s de pessoas interessadas em ler o slackbook, porém ele ainda não está disponível em nosso idioma para os leitores. De modo a esclarecer o motivo da demora do anúncio oficial do livro em nosso idioma, escrevo esse “comunicado” para a comunidade.

Em 2005 demos início a tradução do livro. O livro já está pronto, ou melhor traduzido! 🙂 e revisado, porém estamos com um problema para gerarmos o livro. Para quem não sabe, e isso é a grande maioria das pessoas, o livro original escrito por Alan Hicks, Chris Lumens, David Cantrell e Logan Johnson está disponível para download em versões para leitura on-line, leitura impressa e o fonte também está disponível.

Quando o livro foi criado, o mesmo foi feito sobre o padrão de documentação do BSD. Logo para podermos gerar o livro é necessário uma máquina com BSD instalado. Todo o “código fonte “ do livro é feito com arquivos sgml e em seguida, quando o livro é compilado temos as versões html e pdf.

 Temos a máquina BSD, porém ocorrem vários erros na hora da compilação. 🙁

Devido a esse problema o grupo está portando o livro para uma linguagem mais amigável no caso a linguagem escolhida foi o txt2tags. Para quem não conhece o txt2tags é um programa escrito pelo brasileiro Aurélio(verde).

A conversão total do livro irá levar um tempo, porém estamos nos esforçando ao máximo para que o livro esteja disponível em breve para a comunidade.

Um abraço do grupo de tradução a todos os leitores.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *