Problema com KB893066

Há cerca de 1 ano e pouco tive um grande problema com uma rede (WAN) Microsoft Windows. Esse problema me custou cerca de 40 horas initerrúptas de trabalho 😛

Até descobrir que o problema foi devido a uma atualização automática feita pelo Servidor e por todas as estações. O que ocorreu foi mais ou menos o seguinte:

A atualização automática dos Servidores Windows 2000, estavam ativadas, com isso qualquer KB?????? era feita automaticamente. Porém o servidor nunca era reinicializado, devido a disponibilidade que ele garante aos serviços que disponibiliza. Porém um belo dia ele foi reinicializado e para a surpresa toda a rede WAN, parou de funcionar.

Detalhe básico, essa atualização acabou com todos os tipos de acesso: Banco de Dados, Impressora, Arquivos compartilhados, etc. MAs até descobrir a causa do problema…lá se foi um dia, uma noite e mais um dia inteiro de Serviço.

Causa do problema descoberto, temos que descobrir uma solução!

Em contato com um amigo, que trabalha na própria Microsoft, ele me deu algumas dicas a mais importante é:
“Nunca faça atualizações de KB?????? em um Servidor de Produção. Apenas aplique os famosos Service Pack”
Lição aprendida. Porém, vamos levando o problema com a barriga até descobrir como solucionar. Mas o tempo é curto para poder parar e descobrir uma solução para o mesmo.
Agora finalmente, cerca de um ano depois, descobria a solução.
A atualização que ocasionava o problema era a: KB893066. Essa atualização era necessária devido uma falta de segurança no protocolo TCP/IP.
A própria página dessa atualização possui vários outros links de como solucionar o problema ocasionado por essa atualização.
Alguns desses links estão no final deste texto.
A soluçao é simples, porém nem o suporte oficial conseguiu me ajudar. 🙁
Veja como resolver (é necessário fazer algumas alterações no registro, CUIDADO!!!):
em..
HKEY_LOCAL_MACHINESYSTEMCurrentControlSetServicesTcpipParameters
cria-se uma nova chave com o nome:
TcpWindowSize e com o valor: 17520
Além dessa chave é necessário criar uma segunda com o nome:
EnablePMTUBHDetect com valor: 1

Feito isso tudo volta a funcionar. 😀

Links

http://support.microsoft.com/kb/893066

http://support.microsoft.com/kb/q263088/

http://support.microsoft.com/kb/890345

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