Os Benefícios da Governança de TI

Muitas empresas em nosso país, ainda possuem uma visão muito distorcida da área (departamento) de TI (Tecnologia da Informação). Nestas empresas, a TI nada mais é que um provedor de serviços. Esta visão está equivocada!

A TI, precisa ser vista como um parceiro estratégico para o negócio, pois:xadrez

  1. A TI é para o crescimento do negócio;
  2. Os orçamentos devem ser baseados na estratégia do negócio;
  3. A TI é inseparável do negócio (em muitos casos o negócio só existe pelo fato da TI existir);
  4. A TI precisa ser vista como um investimento a ser gerenciado;
  5. Os diretores de TI, são solucionadores de problema do negócio

Fonte – Strategies and Models for IT Governance, IGI

Não é fácil, mudar esta visão equivocada. Além disso, a TI é uma área dentro da empresa com muitos desafios a serem superados. Onde podemos elencar os seguintes desafios:

  • Necessidade de efetuar o alinhamento entre a TI e o negócio;
  • A TI precisa entregar valor através de soluções que atendam às necessidades da organização, em um ambiente altamente dinâmico;
  • A TI precisa demonstrar o ROI para os investimentos realizados (A tecnologia possui um altíssimo custo);
  • Precisa reduzir custos;
  • É necessário gerenciar de forma efetiva a Segurança da Informação (pode adotar a norma ISO 27001 como referência);
  • A TI precisa saber gerenciar a complexidade de sua própria infraestrutura;
  • Precisa ter agilidade na execução de mudanças;
  • Precisa conseguir entregar os projetos dentro do prazo, custo e escopo definidos (parece utopia, mas é preciso. Acredite!);
  • Conseguir disponibilizar os serviços com uma alta disponibilidade (em muitos casos, os serviços tornam-se “missão crítica”);
  • De certa forma, precisa garantir a continuidade dos negócios (a TI sozinha não vai garantir a continuidade dos negócios, é necessário haver um comprometimento da organização para que isto ocorra);
  • Estar em conformidade com os regulamentos;
  • Reter o conhecimento técnico (principalmente as pessoas);
  • É necessário saber gerenciar o conhecimento dentro da organização.

Quando falamos de Governança, não podemos confundir com Gerenciamento.

Segundo o dicionário (aurélio):

Governança, deriva da palavra Governo:

  1. Ato ou efeito de governar(-se);
  2. Administração, direção;
  3. Domínio, controle;
  4. O Poder executivo;
  5. Regime político de um estado;
  6. Freio, direção.

Gerenciamento, deriva da palavra Gerenciar:

  1. Dirigir como Gerente (que ou quem gere negócios, bens ou serviços);
  2. Gerir

Governanca_Gerenciamento

A Governança de TI deve ser capaz de:

  1. “dar direção” – dizer onde se quer chegar;
  2. “controlar” – necessário controlar as ações para colher os resultados esperados.

Por definição: “A Governança de TI, é de responsabilidade da alta administração (incluindo diretores e executivos) na liderança, nas estruturas organizacionais e nos processos que garantem que a TI da empresa sustente e estenda as estratégias e objetivos da organização” – Fonte: IT Governance Institute – IGI.

Podemos listar, de forma resumida os princípios da Governança de TI:

  • Direção;
  • Controle;
  • Responsabilidade;
  • Prestação de Contas;
  • Autoridade;
  • Alinhamento das atividades de TI

Em uma organização, a TI precisa tomar algumas decisões sobre alguns aspectos. 5 aspectos são listados a seguir, vejamos:

obstaculos

  1. Princípios de TI (envolve o board da organização): decide-se no alto nível, como a TI irá ser utilizada no negócio;
  2. Estratégicas para a infraestrutura de TI (envolve o CIO): decide-se qual a infraestrutura necessária para suportar o negócio, ou seja, considerando a capacidade (técnica/humana), serviços compartilhados e coordenação centralizada;
  3. Arquitetura de TI (envolve o CIO): decide-se, qual a arquitetura tecnológica e um conjunto de políticas e regras que governam o uso da TI no negócio;
  4. Necessidades de aplicações de negócios (usuários da TI): define-se as aplicações de negócio que a organização precisa;
  5. Investimento e priorização (Envolve o board mais o nível gerencial): decide-se quanto e onde investir em TI.

 Adaptação de: Well and Ross, 2004, IT Governance, HBSP

 Agora que já listamos algumas decisões que envolvem a TI de uma empresa, vamos descrever qual é o Foco da Governança de TI.

Com base no COBIT, o Foco da Governança de TI envolve 5 áreas:

  1. Alinhamento Estratégico: alinhando TI com o negócio e fornecendo soluções colaborativas
  2. Entrega de Valor: executando a proposição de valor através do ciclo de entrega
  3. Gerenciamento de Riscos: riscos de TI, impactos das mudanças, segurança e conformidade
  4. Gerenciamento de Recursos: otimizando o desenvolvimento e uso de recursos disponíveis
  5. Mensuração do Desempenho: monitoramento dos recursos para ação corretiva

Todo este conteúdo até agora é muito bonito e muito interessante, mas quando a empresa possui uma governança de TI efetiva alguns benefícios se tornam evidentes para a organização.

  • Os objetivos do negócio podem ser alcançados;
  • Melhora o uso da TI, alavancando oportunidades (ROI);
  • Maior transparência sobre os custos de TI;
  • Redução do TCO;
  • Ocorre a correta priorização dos projetos de TI;
  • Decisões de investimentos e a contratação de terceiros passam a ser pautadas nas necessidades do negócio;
  • Melhora a imagem da TI, perante a organização;
  • Amenta a garantia das conformidades.

 

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