Melhorando a Performance do Servidor Cloud da Locaweb

Cerca de um mês atrás, tive que preparar um ambiente na Locaweb, utilizando a tecnologia CLOUD oferecida pela LOCAWEB.

A computação nas nuvens é algo recente no mundo da Informática, porém está tendo uma grande aceitação perante às empresas. Uma grande vantagem é a escabilidade que esse sistema possui.

A nuvem computacional ou cloud computing consiste em compartilhar ferramentas computacionais pela interligação dos sistemas, semelhantes as nuvens no céu, ao invés de ter essas ferramentas localmente (mesmo nos servidores internos). O uso desse modelo (ambiente) é mais viável do que o uso de unidades físicas. [WIKIPEDIA].

Bom, mas esse post não é para falar sobre Cloud e sim sobre um grande problema de performance que encontrei.

A Locaweb, possui dois Sistemas Operacionais para o Sistema de Cloud: Ubuntu e CentOS. A opção foi pelo CentOS.

A hospedagem foi escolhida para um site simples com LAMP.

O problema foi que ao acessar as páginas em PHP, o tempo de resposta era enorme quando comparado com o mesmo site em um ambiente compartilhado.

Começa então uma verdadeira batalha para sanar o problema.

  1. Foi realizado um UPGRADE no Apache, o problema persistiu;
  2. Foi realizado um UPGRADE no PHP, o problema persistiu;
  3. Foi realizado um UPGRADE em todo o Sistema, o problema persistiu;

Após, diversos testes e diversas configurações realizadas, como: mudança na configuração da memória do Apache e diversos outros parâmetros o problema persistia.

Também tentei resolver o problema com alguns módulos extras para agilizar na compilação do código em PHP, mas mesmo com tudo isso o problema persistia.

A solução encontrada para sanar o problema foi:

  1. baixar o código fonte do apache;
  2. executar: ./configure && make && make install

Pronto! site respondendo 100 vezes mais rápido.

Conclusão

Acredito que exista algum problema na compilação do apache distribuído com o CentOS, onde em algum momento que eu não consegui identificar, existe um “conflito” com a Virtualização. Digo isso, pois possui vários ambientes “físicos” CentOS + APACHE onde a performance é excelente.

6 ideias sobre “Melhorando a Performance do Servidor Cloud da Locaweb

  • Você pode experimentar o ngnix que oferece uma performance otima em relação ao apache

    normalmente o apache não deveria ter uma performance inaceitavel com php no centos pois ele roda como modulo.

    Recomendo sempre não compilar programas para não precisar atualiza-lo manualmente e isso vai acontecer umas quatro vezes por ano.

  • A melhor forma de melhorar a performance do seu site é NÃO usar a Malocaweb. Mesmo por que se vc melhorar (se é que é possivel), vai cair em outros problemas, como arquivos que subitamente viram read-only. Isto quebra as pernas de qualquer sistema e eles não avisam.
    Perder um fim de semana arrumando bobeira do seu provedor (e não é a primeira vez) não tem graça nenhum e eles não te pagam esta hora extra.
    Empresa dos infernos.
    Recentemente descobri o Cloud do UOL e até agora não tive problemas. Só não recomendo ainda por que é cedo demais… mas até agora vai indo muito bem.

  • Conversando com meu colego do nosso equipe de Linux, acho que sabemos porque isto melhorou seu performance. Voce fez uma compilação simples sem nemhum modulo additional. Imagino que a instalação padrão de Apache com CentOS tem muito modulo instalado então é por causo disto que não é mais performatico.

    Vou verificar se isto for seu caso. Tambem vou investigar a possibilidade de oferecer imagens de linux feito para usos comums. e.g. um “LAMP Stack” simples para usarios como voce ou um imagem de RoR usando Lighttp.

    Andrew
    Product Manager, Cloud Computing
    Locaweb

  • Bruno,

    blz?

    Meu nome é Andrew de Andrade, e sou o gerente do nosso produto Cloud Computing aqui na Locaweb. Vou investigar este casa para ver se nos podemos melhorar a performance.

    Andrew
    Product Manager – Cloud Computing
    Locaweb

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *