Economizando cinco bilhões de dólares por dia, by Jon ‘maddog’ Hall

Em um excelente artigo publicado no site da Linux Magazine, Jon ‘maddog’ Hall “escreve” ao Presidente Obama indicando como Economizar cinco bilhões de dólares por dia. Em tempos de crise, uma economia dessa é muito interessante.
MadDog

Por Jon ‘maddog’ Hall (Linux Magazine)

Caro Presidente Obama,

Parabéns pelo pacote de incentivo. Espero que ele ajude a economia a se recuperar.

Uma coisa que poderia ajudar é a eliminação dos aproximadamente cinco bilhões de dólares por dia que desperdiçamos como uma economia mundial com softwares proprietários de código fechado.

Como cheguei a essa cifra? Existem aproximadamente um bilhão de computadores no mundo, sendo 900.000.000 desktops. A grande maioria (aproximadamente 90 por cento) são proprietários de código fechado. Isso significa que o usuário final depende do fabricante para solucionar falhas que podem ocorrer, ou para criar as melhorias de que o consumidor precisa para fazer seu trabalho. Ninguém além do fabricante é capaz de fazer isso, pois somente o fabricante possui o código-fonte do software.

Isso coloca automaticamente o fabricante do software de código fechado como O especialista nesse software, e O gargalo na obtenção de uma solução, e ajuda a eliminar a concorrência de pequenas empresas locais.

[…]

Talvez o cliente esteja esperando uma melhoria no software que adquiriu de uma empresa muito grande. Bem, ele precisa ficar na fila com outros 800 milhões de pessoas. Ele não tem controle direto sobre as melhorias de seu software, e podem apenas “influenciar” o fabricante para executá-las da forma como ele deseja. A menos que seu nome seja “GM” ou “Ford” ou “Governo dos EUA”… ah, espere, acho que o senhor tem alguma influência, Presidente Obama… talvez.

[…]

O senhor conhesse o velho adágio do governo… “Um bilhão de dólares aqui e um bilhão de dólares lá, e em breve estamos falando de dinheiro de verdade”. O contrário também é verdade. Economizar um dólar aqui e um dólar ali proporciona uma organização mais eficiente, que torna nosso país mais competitivo.

Aliás, o senhor poderia examinar o resultado do processo do Departamento de Justiça contra a Microsoft? Estava tudo indo bem até seu antecessor tomar posse…

Para ver a matéria completa, acesse o site da Linux Magazine.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *