Contradição

 

Desde quando começei a estudar "informática", sempre escuto àquela conversa:

"Todo sistema precisa ser bem estruturado, ter uma boa análise é fundamental. Além disso é necessário fazer a documentação completa do sistema".

Isso é lindo! O problema é colocar tudo isso em prática.

  1. A estrutura e análise de um programa nunca vi ser feita de forma cuidadosa e segura. Geralmente ocorre uma ou duas reuniões com o cliente e pronto o sistema já começa a ser feito. Hpje em dia, muitos sistemas são feitos no esquema "força bruta" (não me recorndo o nome correto, agora), ou seja, uma pessoa tem a idéia às vezes passa para uma segunda pessoa realizar, colocar em prática essa idéia, sem antes mesmo de analizar alguns pontos, como por exemplo:
  1. Qual banco de dados vou utilizar? Geralmente, utiliza-se o que já possui pois é mais fácil e nada a mais precisará ser feito.
  2. Qual a linguagem que o sistema será feito? Como geralmente, quem tem a idéia não sabe fazer uma linha de programação, quem decide o que usar é àquela segunda pessoa, quem vai fazer o sistema.
  • Documentação! Nunca vi um programador documentar TUDO, veja bem eu disse TUDO. Muitas vezes, quando o prazo para o sistema entrar no ar, a documentação é deixada de lado.
  •  

    A teoria de elaboração de um sistema é muito bem feita o problema vem a prática (como àquele velho ditado: a teoria é uma coisa a prática é outra).

     

    Deixe uma resposta

    O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *