Cliente de Email

Qual o melhor cliente de e-mail para ser utilizado no dia-a-dia?

Atualmente existe uma enorme quantidade de programas de clientes de e-mail (Outlook, Outlook Express, Kmail, Thunderbird, Pine, Mutt, etc …), sem falar em alguns webmail’s feitos com tecnologia AJAX (como o Gmail) ou não.

Mas com tanta variedade, qual o melhor? Por que utilizar um ou outro?? Qual a melhor ferramenta para ler e escrever e-mail, um programa instalado ou um webmail?

Já utilizei diversos programas , alguns são bem flexíveis outros não. Alguns são rápidos para serem iniciados enquanto que outros precisam carregar diversos componentes, etc.

Dos mencionados acima já utilizei todos e mais alguns webmail’s. Cada um desses têm suas características positivas e negativas.

Alguns itens básicos que analiso em um cliente de e-mail são:

  • Filtros;
  • Integração com catálogo de endereços;
  • Integração com Agenda de Tarefas;
  • Velocidade;
  • Personalização;
  • Avisos;
  • Suporte a PGP;
  • Demais características…

Atualmente em casa, para minha conta pessoal utilizo o kmail, um cliente que considero “completo”, pois possui uma integração com o kontact no qual é possível integrá-lo com diversos Servidores Remotos através do protocolos XMLRPC, Exchange,  etc.

Mas toda essa integração tem um preço! E talvez esse preço não seja o ideal para você. Costumo pensar o seguinte:

“Quanto mais integração um cliente de e-mail tem, mais facilidade terei para lidar com minhas tarefas diárias, porém para que tudo isso funcione, talvez eu tenha que ter uma máquina com um alto poder de processamento e memória.”

Talvez essa integração não seja necessária, pois você irá utilizá-la 100%??

Isso é algo que eu nunca consegui utilizar em nenhuma ferramenta. E acredito que quase 100% das pessoas também não utilizam. Então por que ter uma ferramenta completa?

Simples, acredito que muitas pessoas gostam de softwares sofisticados, com layouts modermos é simplesmente isso que chama a atenção das pessoas. Poder formatar o texto do e-mail, mesmo que a pessoa nunca formate-o, isso são características fundamentais e que algumas pessoas não abrem mão.

Já vi e ouvi algumas pessoas fazerem cara feia e reclamarem porque para anexar um arquivo em algum webmail é preciso clicar uma vez a mais que no cliente de e-mail. Algumas coisas parecem absurdas, mas para o “usuário final” isso é uma maravilha.

Acredito que cada cliente de e-mail possui uma utilização ideal para cada situação, por isso não gosto de dizer que determinado programa é melhor ou pior, todos fazem o basico, enviam e recebem e-mail’s, porém cada um possui características que agradam mais determinados usuários que outros programas.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *