Brasil Pode Votar pelo OpenXML na ABNT

OXML


Conforme e-mail recebido pela Dicas-L, está chegando ao fim a votação pelo formato padrão de documentos de escritório.
Mas ainda dá tempo para reverter essa situação, que de certa forma é desfavorável, mas ainda é possível reverter a situação.

Abaixo segue parte do e-mail escrito por ThigU:

A ISO (International Organization for Standarization) há um tempo atrás havia
adotado o padrão ODF (Open Document Format) como padrão de documentos de escritório. Pois então, a Microsoft, não sendo boba e percebendo o mercado que estava em perigo, logo iniciou a criação do padrão OOXML (Office Open XML), supostamente aberto. Desenvolvedores que analisaram ambos os formatos afirmam que o OOXML é extremamente complexo e incompleto, pois ele não especifica a implementação de diversas funções, que é claro, ficarão a cargo apenas
da suíte de escritório da Microsoft implementar. Ou seja, apesar do padrão aberto, um documento criado em OOXML em uma aplicação necessariamente não será aberto em outra aplicação com suporte ao formato.
(…)
E o que isso tudo haver, já que a OSI já adotou o ODF como padrão?
Bem, a Microsoft realizou um pedido para que incluísse o seu formato também como padrão de documentos, permitindo que ela force seu padrão em governos e empresas.

Porém, para que o padrão seja aceito, é necessário que as instituições de padronização de diversos países façam seus votos. No Brasil somos representados pela ABNT. Sendo assim, há alguns meses tem ocorrido diversas reuniões de empresas com o propósito de discutir o melhor padrão, e que qual deles será levado para votação na ISO. Para participar, basta que alguém, representando uma empresa, seja ela pública ou particular, compareça pelo menos 30% das reuniões, sendo que existem apenas mais duas reuniões, uma dia 9 de agosto, no Rio de Janeiro, e outra dia 23 de agosto, provavelmente em Brasília.

No entanto, segundo boatos (http://www.softwarelivre.org/news/9698), a Microsoft tem financiado a ída as reuniões de diversas empresas filiadas, de maneira que hoje o OOXML possui, de acordo com recentes sondagens, dois terços dos votos. Isso faria que o Brasil, assim como outros países (EUA, Portugal, Dinamarca), vote a favor do OOXML na ISO.

O que podemos fazer? Até o dia 7 de agosto é possível se inscrever para participar das reuniões, basta realizar os seguintes passos:

– Enviar e-mail para solicitando inscrição no Comitê (Subcomité Espelho da ISO/IEC CB-21/SC-34).
– Obter um ofício da empresa a quel irá representar indicando que é o representante para assuntos do comitê, e apresentá-lo nas reuniões.
– Comparecer as duas próximas reuniões.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *