asciiquarium, como proteção de tela para o KDE

Em pleno carnaval, uma ativiadde nerd!

A dicas-l, em sua mensagem enviada no dia 23 de fevereito de 2009, enviou uma dica não muito funcional, mas de certa forma “engraçada”.

O título da mensagem era: Um (ascii)aquário no seu terminal.

É uma prática que me acompanha há anos: aproveitar meu pouco tempo livre para procurar por “inutilidades engraçadas e divertidas”. Fã confesso da linha de comandos e defensor do poder de um bom terminal como uma ferramenta poderosa para o dia-a-dia de qualquer administrador de sistemas Unix ou qualquer outro tipo de profissional que necessite interações mais avançadas com esse tipo de sistema operacional, dediquei parte desse período de decanso para, exatamente, encontrar “futilidades” voltadas o terminal que possui, frequentemente, fama de “carrancudo” e “pouco divertido”.

Tema de um post recente aqui do meu site, o “sl” (Steam Locomotive), um pequeno pacote de software que provê uma forma, no mínimo engraçada, para lidar com um dos erros mais comuns dentre aqueles que utilizam o terminal de comandos: trocar as letras do popular comando “ls” por “sl”. Nesse caso, ao invés de receber um frio “comando não encontrado” (ou “command not found” nos sistemas instalados em inglês), uma locomotiva em formato texto atravessa sua janela de comandos.

O período de busca ainda me permitiu conhecer o Asciiquarium, um verdadeiro aquário dinâmico que exibe a vida marinha em seu terminal. Peixes dos mais variados formatos e tamanhos, baleias e barcos fazem parte do cenário. E, como não poderia deixar de ser, regido pelas leis naturais, até o tubarão faz uma aparição repentina, devorando os peixes menores que encontra pela frente? De vez em quando, um barco a velas também passa pela superfície, alheio a toda a movimentação marinha submersa nos mares dos caracteres.

Quer instalar o Asciiquarium? Dá uma olhada no restante do post, então?

aquario
Em uma rápida procura pela internet, encontrei um pacote para o kde, que torna esse screensaver, que é uma espécie de aquário em sua proteção de tela.

Segue o link do pacote. Sua instalação é fácil: ./configure && make && make install.

Após a instalação, vá até as configurações de proteção de tela do KDE e altere para o asciiquarium.

aquario-kde

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *