10 anos utilizando Linux

Este ano foi um ano muito especial, pois completei dez anos de utilização do Sistema Operacional GNU/Linux.

Durante esses 10 anos houve uma evolução muito grande, nas distribuições e nos aplicativos livres.
Logo Conectiva
Minha primeira instalação de um GNU/Linux, foi intensa…Queria ver logo como era o Linux, o que era tão diferente e tão melhor. Na época o meu coordenador também não entendia nada de linux, nós conversávamos muito sobre isso, até que um dia ele apareceu com uma revista de informática e com um CD. Este CD tinha uma distribuição, que se eu não me engano era alguma versão do Conectiva Linux.

Pegamos um equipamento um 386-dx2, com 16Mb e memória hd de alguns Mbs….

Instalamos o sistema operacional, e pronto! O sistema estava pronto para ser utilizado, mas para isso era necessário informar um usuário e uma senha! (fiquei espantado).

Se eu não me engano, o amredhat logobiente gráfico era alguma versão do KDE, era muito estranho principalmente para quem utilizava Windows.

As próximas semanas foram de inúmeras descobertas. Foi muito interessante!

Após, essa pequena iniciação no mundo Linux, comecei a testar em casa, em meu computador pessoal. É claro que ao fazer isso, diversos documentos foram perdidos (o particionamento de disco era muito estranho, o sistema não reconhecia muito bem que o equipamento possuia um outro sistema operacional e enfim…aprendizado).

Um ano e meio foi de descoberta e muitas noites sem dormir. Muitos problemas foram sanados como por exemplo: configurar xfree; configurar o fax modem; configurar o som, etc, etc. Cada etapa que era vencida, existia uma satisfação enorme. Nessa época utilizava o RedHat 7.0 ou alguma coisa do tipo.

Pouco tempo depois, voltei a utilizar o Conectiva Linux com as versões: 7.0, 8.x, 9.x e 10.x, quando a última versão foi lançada a Conectiva estava com os seus principais desenvolvedores no IRC, incentivando as pessoas, etc, etc. Até que um dia teve uma atualização do KDE, que era bem pesada e grande parte da estrutura da distribuição estava envolvida. Quando fis essa atualização mais um crash!!!

Foi então que desisti definitivamente do Conectiva e migrei 100% para o Slackware no desktop. Já usava Slackware em servidores, principalmente em firewalls. Essa migração ocorreu por volta do ano de 2005 e lá se vão 5 anos de utilização do Slackware no Desktop.

Slackware LogoDurante esses 10 anos, muitas transformações ocorreram. Muitas comunidades brasileiras de Software Livre, cresceram e se desenvolveram outras no entanto sumiram. Os Softwares Livres, ficaram mais profissionais houve um aumento ainda maior na qualidade dos Softwares. Empresas 100% Software Livre cresceram e amadureceram. A qualidade do Serviço prestado com o Software Livre melhorou e muito.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *